window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-122399163-1');

FAQ’s

FAQ’s
Eu reprovei este ano no 8º ano e queria uma alternativa para terminar os meus estudos. Será que a escola dos mestres tem um curso para eu acabar o 8º e 9º anos? Em quanto tempo?

Sim, pode frequentar o 3º Básico Recorrente por unidades capitalizáveis e concluir o 8º e 9º anos num só ano e sem exames finais. Uma vez que já concluiu o 7º ano no sistema regular terá equivalências a algumas unidades de matéria.

Sou trabalhador-estudante e pretendo terminar os estudos que deixei para trás. Já não estudo há muitos anos. Posso terminar o secundário na vossa escola? Têm aulas à noite? Como funcionam os descontos para os alunos trabalhadores-estudantes?

Pode terminar o seu curso em regime noturno e usufruir das nossas propinas mais reduzidas.

O meu filho concluiu todas as disciplinas do secundário regular tendo apenas em atraso uma disciplina trienal (matemática do 10º, 11º e 12º anos). Pode concluir na vossa escola num só ano?

A nossa escola disponibiliza um apoio intensivo e especializado na recuperação das bases do 10º/11º/12 da disciplina de Matemática. Uma vez que já frequentou o 10º/11º/12º anos tem a possibilidade de concluir o secundário num só ano.

Quais são os cursos que posso frequentar no secundário?

Pode frequentar o secundário recorrente por módulos capitalizáveis (trimestrais) e sem exames finais para a conclusão do 12º ano. Poderá optar pelo curso de Línguas e Humanidades, de Ciências Socio-económicas ou Ciências e Tecnologias

A minha filha concluiu o 6º ano de escolaridade, será que ela pode integrar o curso intensivo e concluir o 9º ano num só ano. Quando terminar o 9º ano também pode continuar os seus estudos na escola dos mestres e completar o 10º/11º/12º?

Sim, pode frequentar o 3º Básico Recorrente por unidades capitalizáveis e concluir o 7º/8ª/9º num só ano e sem exames finais. Quando concluir o 9º ano, se tiver 16 anos até 31 de Agosto pode increver-se até 31 de Dezembro para frequentar o curso intensivo do secundário recorrente por módulos capitalizáveis.

Eu já completei o 10º e 11º anos no ensino regular e gostaria de concluir o 12º ano na vossa escola mas não recuando 2 anos. É possível?

Como já frequentou o 10º/11º anos tem viabilidade de concluir o seu curso em apenas um ano. Aconselhamos a vir à secretaria da nossa escola com o seu extrato de classificações para podermos fazer um esboço das suas equivalências.

Só quero concluir o 9º ano. Tenho que fazer exames nacionais?

Não, a avaliação é interna e sem exames nacionais.

Até quando posso inscrever-me no ensino secundário recorrente?

Se tiver 16 anos até 31 de Agosto pode inscrever-se até 31 e Dezembro

Estou no regime não presencial. O que significa bonificação?

A frequência e participação ativa nas aulas e elaboração de trabalhos possibilita a bonificação até 5 valores na avaliação trimestral.

Eu já conclui o ensino secundário mas necessito de frequentar aulas para me preparar para as provas de ingresso do próximo ano. É possível ter esse apoio na vossa escola?

Sim. Pode frequentar as aulas numa modalidade de assistência.

Falta-me concluir a disciplina de Matemática (os três anos) e a Física e Química (11º ano). Posso substituir a Matemática e a Física e Química por outras disciplinas? Em quantos anos?

Pode mudar para o curso de Línguas e Humanidades que tem como disciplina nuclear a História A. Requer equivalência às disciplinas comuns entre os dois cursos e frequenta as disciplinas específicas do seu novo curso num só ano.
Aconselhamos a dirigir-se à secretaria da nossa escola com o seu extrato de classificações para podermos fazer um esboço das suas equivalências.

Uma vez concluído o 12º ano poderei candidatar-me ao ensino superior?

Sim, tendo que realizar os exames nacionais de acesso ao ensino superior.

Eu resido no Algarve e gostaria de saber se existe alguma possibilidade de concluir o secundário na vossa escola não tendo que frequentar as aulas todos os dias?

Apesar do regime não presencial na Escola ter horários e marcação de faltas (não eliminatórias) o aluno usufrui das aulas sempre que lhe seja possível. A avaliação/capitalização dos módulos é feita em 3 épocas trimestrais (Janeiro+Abril+Junho).

Só quero completar o 12º ano. Tenho que fazer exames nacionais?

Não, a avaliação é interna e sem exames nacionais.

Tenho uma filha que só completa os 15 anos em Novembro. É possível inscrevê-la na vossa escola para concluir o 7º+8º+9º anos?

Sim, pode frequentar as aulas desde o início do ano letivo como aluna assistente até completar os 15 anos.

Tenho o 9º ano e queria saber quanto tempo demoraria a concluir o 10º/11º/12º anos?

Pode frequentar o secundário recorrente em regime intensivo e concluir o 12º ano em apenas dois anos.

O meu filho tem dificuldade de integração e de seguir os ritmos de turma. Há idade mínima para ter acompanhamento na Escola?

A idade mínima é 15 anos e analisamos caso a caso a eventualidade da sua frequência.

Qual é o prazo para efetuar a minha inscrição? Existe alguma forma de reservar uma vaga?

Pode efetuar uma pré-inscrição através do nosso Site na Internet a qual reserva a sua vaga por um período de 5 dias úteis. Com a pré-inscrição usufrui de um desconto de 40% sobre o valor da inscrição. Reserva e promoção válidas até ao início do ano letivo.

Dado que trabalho por turnos posso frequentar as aulas em horário misto?

Pode conciliar a frequência das aulas entre o horário diurno e o noturno.

Existe equiparação com os programas do ensino regular?

Sim, existe uma tabela de equivalência entre os dois sistemas.

Go to Top